FAQ

Principais dúvidas sobre
o processo de matrícula

O novo processo prevê uma nova regra de priorização das vagas em disciplinas optativas, práticas e em disciplinas obrigatórias que não fazem parte do seu fluxo regular. Antes, as inscrições nessas disciplinas eram por ordem de chegada ou ordem de acesso ao sistema. Agora, isso mudou.

Entre 22 e 26 de janeiro você terá a oportunidade de organizar sua grade de disciplinas com tranquilidade de forma a:

  • Confirmar sua inscrição nas disciplinas previamente sugeridas para você.
  • Pedir para ser incluído na lista de priorização para as disciplinas optativas, práticas e disciplinas obrigatórias fora do seu fluxo regular.

1) Provável Formando: alunos que precisam cumprir apenas 32 créditos ou menos para se formar. 

2) Turno: alunos que estudam no turno em que a disciplina será ofertada tem prioridade em relação aos que estão cadastrados no turno oposto. 

3) Proximidade da conclusão do curso, ou seja, quem concluiu mais créditos.

O seu fluxo diz respeito às disciplinas da sua grade regular. São as disciplinas obrigatórias do seu semestre, turno e turma. 
Mas atenção! Se você estiver devendo disciplinas de semestres anteriores, elas serão ofertadas com prioridade na confirmação de matrícula. Consequentemente, as disciplinas do seu semestre atual não serão ofertadas se estiverem em choque de horários com as disciplinas atrasadas. Assim, nós garantimos as vagas nas disciplinas sugeridas no Portal, tendo como baliza para sugestão o mais próximo da grade fechada possível. 
O sistema sugere, primeiramente, disciplinas de semestre anteriores, em seguida disciplinas do semestre atual e, por fim, de posteriores até integralizar 20 créditos.

Não.

Para as disciplinas do seu fluxo regular, você tem vaga reservada nas disciplinas previamente sugeridas para você durante o período de matrícula.

Para as disciplinas optativas, práticas e disciplinas obrigatórias fora do seu fluxo regular, ao solicitar a matrícula você será incluído na lista de priorização, que terá resultado divulgado apenas 31 de janeiro.

Ou seja, não faz diferença o dia em que será realizado o acesso, contanto que a matrícula seja realizada entre às 15:00 do dia 22/01/2023 e 15:00 do dia 26/01/2023.

Sim. Mas se houver choque de horários em disciplinas que você queira, você poderá escolher apenas uma.

Abriremos, no Portal do Aluno, um requerimento chamado de “Alteração de Turno” que ficará disponível entre os dias 23/12/2023 a 10/01/2024.

Nas disciplinas do seu fluxo a sua vaga está garantida de 22 a 26 de janeiro. Depois disso, se você não tiver confirmado a matrícula nessas disciplinas, você perde a garantia de vaga. Se a disciplina não estiver no seu fluxo, você entrará na apuração dos critérios de priorização. Neste caso, se você concorrer com um provável formando, ele terá preferência à vaga.

O estudante que tiver a maior carga horária cursada, ou seja, com a aprovação lançada no histórico.

Sim. O primeiro critério de priorização, ou seja, a maior prioridade, é para todos os estudantes que precisam cursar apenas 32 créditos ou menos. Eles terão a prioridade máxima na escolha das disciplinas, incluindo as disciplinas de outros turnos.

Não. Dos dias 22 a 26 de janeiro, a vaga nas disciplinas obrigatórias e Prática I do seu fluxo (regular ou disciplinas sugeridas), estarão garantidas para você. Você perderá essa vaga somente no caso de não confirmação ou exclusão das disciplinas nesse período.

Neste caso, você pode tentar vaga com outro docente, mas responderá aos critérios de priorização. É importante salientar que só haverá garantia de vaga dentro do seu fluxo. Se tiver dúvidas do que significa o seu fluxo, vá para a primeira pergunta desta página.

Neste caso, você pode tentar vaga em outra turma, mas responderá aos critérios de priorização. É importante salientar que só haverá garantia de vaga dentro do seu fluxo. Se tiver dúvidas do que significa o seu fluxo, vá para a primeira pergunta desta página.

Você deve abrir uma solicitação de análise para a Secretaria Acadêmica imediatamente pelo e-mail centralrelacionamento@idp.edu.br até o dia 26 de janeiro. Trataremos todas as solicitações antes do resultado da apuração das prioridades.

Para esse atendimento, você deve registrar o erro obrigatoriamente pelo e-mail, para que tenhamos a formalização do que ocorreu. Mas, caso você queira conversar com as nossas equipes, a Coordenação e o Sucesso do Aluno estarão disponíveis presencialmente no IDP em todos os dias do processo de matrícula. Basta ir à Central e pedir atendimento.

Você deve abrir uma solicitação de análise para a Secretaria Acadêmica imediatamente pelo e-mail centralrelacionamento@idp.edu.br até o dia 26 de janeiro. Trataremos todas as solicitações antes do resultado da apuração das prioridades.

As optativas estarão obrigatoriamente no processo de priorização.

Com exceção da Prática I, todas as outras práticas estarão obrigatoriamente no processo de priorização.

A análise é automática diante das informações do histórico de cada estudante, feita pelo sistema de gestão.

Você deve abrir uma solicitação de análise para a Secretaria Acadêmica imediatamente pelo e-mail centralrelacionamento@idp.edu.br até o dia 26 de janeiro. Trataremos todas as solicitações antes do resultado da apuração das prioridades.

Haverá o período de ajustes, em que alguém pode desistir da vaga e você terá a possibilidade de concorrer às vagas remanescentes.

Neste caso, você perdeu a garantia de vaga e poderá apenas concorrer às vagas remanescentes.

32 créditos. Não serão contabilizados aqui créditos do verão.

Se você estiver devendo disciplinas de semestres anteriores, elas serão ofertadas com prioridade na confirmação de matrícula. Consequentemente, as disciplinas do seu semestre atual não serão ofertadas se estiverem em choque de horários com as disciplinas atrasadas.

O sistema sugere, primeiramente, disciplinas de semestre anteriores, em seguida disciplinas do semestre atual e, por fim, de posteriores até integralizar 20 créditos.

Assim, nós garantimos as vagas nas disciplinas sugeridas no Portal, tendo como baliza para sugestão o mais próximo da grade fechada possível. 
Se este não for o caso, você deve abrir uma solicitação de análise para a Secretaria Acadêmica imediatamente pelo e-mail centralrelacionamento@idp.edu.br até o dia 26 de janeiro. Trataremos todas as solicitações antes do resultado da apuração das prioridades.

Das 15h do dia 22 de janeiro às 15h do dia 26 de janeiro você tem vaga reservada. Durante esse período todo de 5 dias você tem vaga reservada nas disciplinas do seu fluxo. Ou seja, não faz diferença entrar na segunda ou na sexta. Quanto à lista de priorização, também não faz diferença a ordem de acesso, uma vez que o resultado da priorização só acontece no dia 31 de janeiro. 

A partir de 05 de fevereiro se inicia o período de ajustes de disciplinas, também em lista de priorização. As listas serão rodadas diariamente.

Será feita por requerimento no Portal do Aluno. Todos os alunos que já tiverem concluído 77,47% do curso podem solicitar a quebra de pré-requisito. Importante: o deferimento deste pedido não significa que a vaga na disciplina está garantida. Será necessária a matrícula pelo Portal do Aluno de 22 a 26 de janeiro, respeitando os critérios de priorização.

No mínimo 6 créditos e no máximo 32 créditos.